Uma tendência que vem ganhando força nas corporações é a implementação do conceito de cultura ágil. De maneira ampla, é a forma de gerir processos e atividades profissionais em que não existe hierarquia, e todos sabem do que cada um faz, possibilitando alternativas de controle mais eficazes, já que a cobrança é mútua.

Desta forma, cada um se planeja de maneira individual, de acordo com suas próprias limitações e capacidades. Isso pode fazer com que o profissional se sinta mais valorizado e sua auto confiança aumente. O importante não é ele cumprir as metas de acordo com padrões pré-estabelecidos, mas sim como ele vai fazer isso para que não apenas o prazo seja respeitado, mas o resultado seja o melhor possível.

Empresas que aderem à cultura da agilidade ganham em dinamismo, transparência e engajamento dos seus empregados. A partir do momento em que todos assimilam seus valores, decisões são tomadas de maneira mais rápida, o que gera uma escalada de confiança que se dissemina por toda a equipe. Indiretamente, clientes serão melhor atendidos e os lucros tenderão a subir.

Para que a cultura ágil realmente dê certo, é preciso, em primeiro lugar, entender as pessoas individualmente. É difícil, demanda trabalho, mas se houver transparência e boa vontade para testar diferentes soluções, a tendência é que haja êxito.

Empresas que seguem esse modelo gerenciam sua mão de obra de maneira muito mais humana e confiável, já que nada passa batido, ou acontece “por baixo dos panos”. A cultura ágil pode, inclusive, ser estendida para fora da empresa, seja para favorecer maior interação social, ou mesmo para ajudar a resolver problemas particulares.

Sofware de gestão Cezanne HR

Nas grandes empresas, entretanto, a tarefa de administrar pela autogestão será mais difícil, variando de acordo com o nível de transparência de processos internos e confiança de setores diversos.

O software de gestão de RH Cezanne HR favorece não apenas a gestão de prazos e controle de empregados. Sua utilidade abrange também a interatividade entre os membros de uma equipe, graças a recursos como a abertura para que os empregados exponham suas próprias necessidades de desenvolvimento.

Outra vantagem do software é que ele possibilita a participação direta de todos, por meio de chats, recados ou a gestão individual de dados. Tudo, sempre, de forma transparente e interativa, sem prejuízo do controle.

A Cezanne HR está, como se pode perceber, totalmente antenada aos avanços da cultura corporativa. Conheça nossos produtos e melhore o rendimento de sua empresa!

Guest Author author image

Guest Author